"Por que isso aconteceu comigo?"
- Públio Ribeiro Bianchini
- 12 de dez. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 18 de dez. de 2024
Receber um diagnóstico de câncer muitas vezes desperta o questionamento inevitável: "Por que comigo?", esse desejo de encontrar um sentido na adversidade reflete a necessidade humana de dar significado ao sofrimento. No entanto, muitas dessas perguntas podem não ter respostas claras, e insistir nelas pode gerar mais angústia. Aprender a conviver com a incerteza e focar no que pode ser feito no presente ajuda a aliviar esse peso emocional, permitindo que a energia seja direcionada para o autocuidado e para as relações que trazem conforto e apoio durante o tratamento. Nesse momento a ajuda de um psicólogo pode ser fundamental para fornecer apoio, acolhimento, escuta ativa e empática e traçar um novo caminho nessa caminhada para o tratamento
Explorar crenças pessoais sobre o diagnóstico pode ser um caminho para ressignificar essa experiência, e mais uma vez o psicólogo está disponível para te ajudar. Para alguns, isso pode envolver espiritualidade ou reflexão sobre os valores que guiam suas vidas. A busca por propósito após o diagnóstico também é transformadora, pois convida a redescobrir o que realmente importa e a criar um novo significado para a jornada. Em vez de ver o câncer apenas como uma interrupção, é possível usá-lo como um momento de reavaliação e crescimento, encontrando força nas adversidades e valorizando cada momento com mais profundidade.
Não evite a procura por um profissional de psicologia especialista em psico-oncologia para essa jornada. Eu estou aqui com e por você!
